quarta-feira, 20 de junho de 2012

Passeios de domingo

Nem só os domingos são bons para passear, mas por acaso esta semana foi o que calhou e fizemo-nos ao caminho para Norte. Tratámos de arranjar qualquer coisa para comer, depósito do carro cheio e lá vamos nós sem horas para nada.
O destino já estava definido: Caldas da Rainha e Nazaré. Há anos que eu não ia a nenhuma das cidades e o marido ainda há mais, portanto foi uma ótima escolha e ainda por cima o tempo não estava muito apetecível para a praia.
Caldas e Nazaré1
Nas Caldas parámos no Jardim D. Carlos I e o marido ficou maravilhado com o jardim. Eu já lá tinha estado há uns anos, mas realmente também já não me lembrava que era tão bonito! Tem espaço suficiente para relaxar, passear, fazer piquenique (post sobre isso a caminho!) e para conhecer mais sobre a cultura portuguesa, no museu José Malhoa. Fiquei com pena de não o visitar, mas não tivemos tempo para ir lá, porque estava fechado para almoço.E é claro que não podiam faltar as fotos! Também há umas quantas artísticas nossas, mas essas ficam só pelo facebook…
Ainda tivemos tempo de ir espreitar o Centro Comercial Vivaci, que é mesmo em frente ao jardim e eu IMG_4632fiquei com imensa vontade de me sentar um bocadinho a ler e a relaxar na esplanada do Sana Silver Coast Hotel. Tinha um ar tão giro e tão confortável! Bem, não havia livro e ainda havia muito para ver, por isso fica para outra altura!
Fizemo-nos ao caminho em direção à Nazaré, passando por Alfeizerão. Eu estava meio adormecida, mas lembrei-me que Alfeizerão é a terra do pão de ló. É claro que tínhamos de provar. E foi engraçado termos parado no Café Ferreira, que é o genuíno fabricante de pão de ló. E realmente é uma maravilha!
À chegada à Nazaré fomos espreitar o miradouro da Pederneira e foi tão engraçado.IMG_4536 Até lá havia festarola e claro que não podiam faltar as nazarenas!
A vista para a Nazaré é fantástica. Vê-se a cidade, a praia, o mar a perder de vista e o miradouro do Sítio, que é onde toda a gente vai. Também fomos ao Sítio, mas gostamos de ser diferentes!
O Sítio da Nazaré é muito bonito e tem uma vista fabulosa, mas achei que demasiado turístico. Sei que é um local de peregrinação religiosa, por causa da Ermida da Memória, mas ainda assim acho que não se justifica o excesso de lojas e de vendedores ambulantes a venderem tudo e mais alguma coisa. E outra coisa, as lojas estavam abertas ao domingo à tarde, mas o Farol não. É um contrassenso!
Bem, para sítio religioso, também achei um bocadinho estranho estarem na missa na Igreja da Nazaré pouco mais de uma dúzia de pessoas! Mas isto sou eu a divagar…
Até pensámos em ir a pé até ao Farol, mas achámos melhor não, porque até era longe. Ficámos a conhecer a zona do Farol, que só me lembrava a Ponta de Sagres e é claro que tivemos de fotografar a Praia do Norte. Saindo da Nazaré, ainda fomos à Praia do Salgado e fomos molhar os pés, mas a água é gelada!!
No caminho para lá,
passámos por uma estrada (na zona da Serra Pescaria - que nome mais engraçado!)  que deu umas fotos lindas para o moinho da 1ª imagem e para a Nazaré (2ª imagem do lado direito) e para as Berlengas, que se veem na imagem do meio. Também passámos por S. Martinho do Porto e pela Foz do Arelho, que já conhecíamos e acabámos por parar em Salir do Porto e subimos ao Miradouro. Fantástica vista para a baía de S. Martinho - a foto com a cruz.
Caldas e NazaréBem, no regresso a casa, viemos embalados com o jogo da nossa seleção, por isso posso dizer que foi um dia ótimo! A companhia nunca desilude, por isso só podia ser assim Sorriso!

2 comentários:

  1. Também já não passo por esses locais há uns bons anos! Tão bom sair de casa assim meio sem destino e acabar por fazer um passeio agradável!!

    (Fico à espera das fotos artísticas! :P)

    ResponderEliminar
  2. Que belo passeio, e assim é que é!
    Bleas fotos lindinha xxx

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...