sexta-feira, 3 de maio de 2013

Lendo e relendo

via
De todos os livros que li este ano, 'O filho de mil homens' do Valter Hugo Mãe foi o que gostei mais! Para primeira obra dele lida, acho que não podia ter escolhido melhor. O autor diz que é 'o seu livro obra mais delicada' e eu, que não conheço os outros, acho que é uma história muito bonita!

O autor diz: 'A mim impressiona-me muito a fidelidade.' É um facto. A mim também! Acho fascinante duas pessoas estarem juntas anos e anos só porque sim, porque gostam da companhia uma da outra e não se veem com mais ninguém.
«Todos nascemos filhos de mil pais e de mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo. (...) Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, de tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós.»
Um homem não é uma ilha e a partir do momento em que somos uma soma de tudo o que nos acontece, somos 'filhos' de tudo isso, seja bom ou mau! 
«para ser feliz é preciso aceitar ser o que se pode, nunca deixando de acreditar que é possível estar e ser sempre melhor»
"Para entreter curiosidades, o velho Alfredo oferecia livros ao menino e convencia-o de que ler seria fundamental para a saúde. Ensinava-lhe que era uma pena a falta de leitura não se converter numa doença, algo como um mal que pusesse os preguiçosos a morrer. Imaginava que um não leitor ia ao médico e o médico o observava e dizia: você tem o colesterol a matá-lo, se continuar assim não se salva. E o médico perguntava: tem abusado dos fritos, dos ovos, você tem lido o suficiente. O paciente respondia: não, senhor doutor, há quase um ano que não leio um livro, não gosto muito e dá-me preguiça. Então, o médico acrescentava: ah, fique pois sabendo que você ou lê urgentemente um bom romance, ou então vemo-nos no seu funeral dentro de poucas semanas."
Este excerto sobre os livros é maravilhoso, ficarmos doentes por falta de leitura é um absurdo, mas até faz algum sentido... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...