domingo, 29 de setembro de 2013

Direito ou dever?

via
Cá para mim, acho que depende da perspetiva de cada um. Na minha, o voto devia ser obrigatório para todos a partir dos 18 anos. Sempre se estimulava a participação cívica e acabava-se com a vergonha da maioria da abstenção!
Eu tenho votado sempre e das únicas vezes que não votei depois de ter o cartão de eleitora foram exatamente por estar fora do país (em 2006 e em 2011 - eleições presidenciais). Agora relativamente às eleições autárquicas, acho que são muito importantes porque apesar de vivermos em Portugal, primeiro vivemos num determinado local 'gerido' por uma junta de freguesia e depois por um câmara e são esses órgãos que supostamente zelam pelo espaço público e têm um impacto maior na vida dos cidadãos.
Vai daí, tenho seguido com alguma atenção as campanhas eleitorais e uma situação que me tem deixado um bocado embaraçada tem a ver com os outdoors da cena política que vão sendo colocados um pouco por todo o lado, em qualquer rotunda ou berma de auto-estrada. Se por um lado acho que nas autárquicas se dá mais voz ao poder local, por outro acho que há por aí muita gente sem qualquer noção do que é o trabalho político bem feito. É óbvio que há uma lista interminável de críticas que podíamos fazer aos políticos ou aos pseudo-políticos, mas nestas eleições falta de originalidade não seria uma delas!
Há no facebook uma página dedicada a publicar e a explorar a autenticidade destes nossos políticos e das suas campanhas eleitorais. Se a muitos, ver os outdoors e ler os comentários dá vontade de rir, a mim quase me dá vontade chorar com vergonha alheia. Há muita coisa autêntica, muito intrínseca do nosso portugalinho, mas também muito amadorismo e muita falta de conhecimentos de design 'tudo ao molho e fé em deus', mas também há gente com tempo livre e com vontade de dar tudo isto a conhecer ao povo em geral.

Não sou adepta do riso por gozo (eu nem acho piada aos Gato Fedorento!), por isso gostei muito deste artigo. Eu não critico os criadores da página, que isto de se viver em democracia é uma coisa muito bonita e os rapazes só puseram à disposição de toda a gente o que muitas vezes é mesmo local, e que não iria sair da freguesia de outra forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...