segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Do estrangeiro #4

via
Nestes dois meses que estou a dar aulas aqui notei logo nas primeiras aulas que havia qualquer coisa diferente no início e no fim das aulas. Os alunos esperam que os cumprimente a todos com um aperto de mão!! Estranhei imenso e não é que não goste, mas cumprimentar 160 e tal alunos é dose... Prefiro despedir-me da turma em geral com um 'Até para a semana, meninos!' do que ter de apertar a mão a todos.

Eu até não me importo de dar beijinhos a pessoas que não conheço (prefiro não o fazer, mas não me choca!), mas isto acho uma intimidade um bocado forçada. Sinto que alguns dos miúdos pensam que não gosto deles ou não me preocupo por normalmente os 'despachar', mas realmente não me sinto muito confortável.

5 comentários:

  1. A sério? Não fazia ideia que por aí havia esse hábito. Também me parece estranho. Quando há demasiada intimidade entre o professor e os alunos estes tendem a abusar na forma de tratamento. É o que me parece.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os miúdos são muito mais respeitadores aqui do que em Portugal, mas a mim, que não estou habituada, choca-me um bocado. Nem sempre consigo evitar e de vez em quando dou por mim a apertar-lhes a mão e a sorrir enquanto lhes desejo uma boa semana.
      Também nos habituamos a novos hábitos, não é?

      Beijos*

      Eliminar

  2. E por que não lhes dizes isso mesmo? Explica-lhes que não há essa tradição no nosso país, para não levarem a mal... Seria enriquecedor. Acho! lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo! Ensinar a ser tolerante e a aceitar as diferenças!

      Eliminar
    2. Acho que eles não levam a mal e já devem ter percebido que não me sinto muito confortável. Eu percebo o porquê disto acontecer aqui e já começo a estar um bocado habituada, mas não acontece em todas as turmas.

      Beijos

      Eliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...