sábado, 23 de novembro de 2013

Do estrangeiro #7

via
Admito que aqui as pessoas reciclem bastante, afinal há contentores por todo o lado, mas ainda não percebi muito bem como é que as coisas se processam!
  • os sacos do lixo domésticos têm de ser comprados no supermercado, são cor de laranja para diferenciar dos pretos normais, e cada um custa 2.60 francos! Na Suíça não há a taxa de resíduos domésticos que vem incluída na fatura da água em Portugal e foi a maneira que o governo suíço encontrou para cobrir as despesas com o tratamento do lixo. Até percebi a lógica, mas acho que aí funciona melhor. Quem tem fatura da água (toda a gente tem, incluído hotéis, restaurantes, particulares e a maioria das empresas) contribui para a despesa em proporção do valor que gasta de água. Aqui, zona turística, os hóteis contribuem com um valor mensal (o aluguer dos contentores) e podem pôr sacos pretos normais. Não acho muito justo porque acabam por pagar numa proporção inferior.
  • A separação do lixo é feita em: lixo doméstico, vidro, papel/ cartão, garrafas PET. O lixo doméstico vai para os contentores normais (nos sacos laranja), o papel e o cartão também têm contentores próprios, assim como o vidro. 
  • O que me espanta é o plástico. Sabe-se que o plástico é um dos maiores volumes de lixo e aqui na Suíça vai tudo para o saco normal! As garrafas plásticas são entregues no supermercado, mas todas as embalagens são postas no saco normal. Embalagens de leite, arroz e massa e afins vão todas para o lixo doméstico. Fiquei chocada!!
  • As latas também têm sítio próprio, parece-me. Essa parte ainda não percebi bem!
  • Quanto aos sacos de plástico dos supermercados não se pagam, mas muitas vezes se pedimos um saco, sugerem-nos trazermos um pago de papel. Na maioria das vezes levo os sacos de tecido que tenho, mas quando trago sacos de plástico reutilizo. Depois de ler isto ainda fiquei com mais vontade de continuar a reutilizá-los e a usá-los cada vez menos!
Relativamente a isto, há estudos que comprovam que se não houvesse reciclagem, Portugal iria perder dinheiro! Claro que ia, o desperdício nunca dá bons frutos!

2 comentários:

  1. É realmente estranho não reciclarem o plástico. Porque será??

    ResponderEliminar
  2. Não sei e não percebo, mas espero que separem o lixo doméstico do plástico nos centro de reciclagem. Sei que os hotéis e os restaurantes entregam mais quantidades de plástico num centro de reciclagem que há aqui perto, mas em termos das casas de habitação não me parece que isso aconteça!

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...