sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Efemérides VIII - Dia de S. Martinho

via

Queria ter falado nisto no dia, mas como não tive aulas na 2ª, acabei por ir comemorando o S. Martinho mais para o final da semana e até hoje já li algumas coisas que me fizeram refletir mais sobre isto!

Alguns dos alunos nunca tinham ouvido o que é o 'verão de S. Martinho' e felizmente na segunda-feira esteve sol e assim exemplifiquei melhor. Depois de ter explicado a história ou de lhes ter pedido para me explicarem (aos mais crescidos) perguntei-lhes o que é que eles acharam e depois expliquei-lhes que o soldado Martinho era um homem bom e que por isso se tornou santo. 

Disse-lhes que devemos também ser bons, principalmente quando vemos pessoas que precisam. E haver o Kindness Day no dia 13 de novembro faz todo o sentido! Parece-me que vou começar a pôr em prática alguns destes exercícios que a Magda sugere.
O João conseguiu pôr em palavras aquilo que eu queria dizer: 

7 comentários:

  1. Gostei do "dividir um pedaço de tempo"
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é só o que é preciso! Dar de nós o tempo para nos dedicarmos mais aos outros!

      Beijinhos* obrigada! amanhã ainda trabalho, mas depois seguem-se 3 dias de folga. Maravilha :)

      Eliminar
  2. Obrigado pela citação. Vejo que a inspiração ´já vem de trás ;) Óptimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada :) Sim, eu ando sempre a ver se consigo incutir nos miúdos uma responsabilidade social e ambiental. Até agora tem sido difícil, mas são as pequenas coisas que fazem a diferença!

      Obrigada eu!

      Eliminar
  3. Que lindo! Nasci no dia de S. Martinho e por isso essa lenda sempre foi muito especial para mim, em criança tinha imenso orgulho em ter nascido num dia de tanta generosidade e sol :) Mas apesar da minha parcialidade, acho que é de facto uma história linda que deve ser partilhada com as crianças para que aprendam o valor da partilha e da solidariedade.

    ResponderEliminar
  4. Então tu és menina do verão de s. Martinho :)! As lendas e histórias tradicionais têm sempre um fundo muito interessante para explicar aos miúdos coisas importantes da vida! E eu esforço-me para isso.

    Beijinhos [isso é que foi comentar por aqui :) obrigada, minha querida!]

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...