quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Coisas do meu trabalho a não esquecer VI

via

Sei que estamos quase no Natal e o meu espírito devia estar mais desperto mas ando a escrever postais de Natal a prestações...Não ajuda chegar ao fim dos dias de aulas com a cabeça completamente exausta! Não me estou a queixar porque fui eu que escolhi esta profissão, mas estou triste. Porque é que os miúdos têm de dificultar tanto as coisas?

Depois da festa de Natal acho que subi na consideração dos miúdos e até se têm portado melhor, mas há uma turma com quem embirro solenemente e eles comigo. Não sei se é das hormonas, se é parvoíce mesmo, mas transformam-me a aula num inferno! São as duas horas mais duras das minhas semanas! 

Eu dou tudo o que tenho a quem merece e normalmente mesmo nos dias maus, há sempre alguém me merece a minha dedicação e o meu empenho, mas naquela turma não. Riem-se, levantam-se, gozam uns com os outros, e eu não consigo fazer nada deles... Fico triste, porque sinto que não estou a conseguir fazer o meu melhor! É que já não sei o que fazer mais para chegar até aos miúdos...

E depois há outros tão fofinhos que me só me apetece trazê-los para casa! Ontem uma das minhas meninas do 6º ano queixava-se no fb da disciplina de inglês que a tirava do sério. A minha veia de English teacher apareceu e enviei-lhe uma mensagem privada a perguntar se precisava de ajuda. Lá me contou o que a preocupava e dei por mim a explicar-lhe os números até 50 e a lógica entre as dezenas e as unidades por mensagem. Fiquei a torcer por ela! Quando saía das aulas há bocado, vi que tinha uma mensagem dela:

olá stora obrigada pela ajuda *-*
tirei muito boa nota graças a sua ajuda a minha note foi um '5.4 (o melhor aqui na Suíça é 6)
E entretanto houve outra cachopa que me enviou um estado:

o Amiga minha   Professora  

E eu só tenho pena que as coisas não corram melhor com todos os alunos...

4 comentários:

  1. Já pensaste em "parar" a aula? Tentar perceber o que se passa? Porque razão estão ali? E usar uma aula para apenas os observar com o mínimo de acção da tua parte? Se nao gostas dessa aula e porque eles nao gostam ! Já tentaste perguntar-lhes e tentar perceber porque? Há-de haver uma razão! Se chegares lá as coisas vão mudar! Tenho a certeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas vezes dou por mim calada com cara de má à espera que se calem quando a algazarra começa a ser demasiada, mas nem assim funciona. Acho que o que funcionará bem é a próxima reunião de pais! Não vou mandar dizer por ninguém os problemas que há com alguns dos alunos e tenho a certeza que as coisas irão começa r a correr melhor! Nestas férias nem sequer tenho pensado nisso e estou a conseguir recuperar a sanidade mental e as energias!

      Beijos e obrigada pelas sugestões :)

      Eliminar
  2. Como te compreendo e me identifico em tudo o que disseste!!! Ler este texto fez-me lembrar uma turma que tive em 2010. Sempre que saía de casa para lhes dar aulas até me sentia fisicamente mal disposta. E com todas as outras turmas tinha uma relação espetacular! Tentei todas as estratégias e mais alguma, desde a professora amiga, companheira, brincalhona, exigente, dura... sei lá!!! Só quase no final do ano consegui reverter a situação, quando abdiquei de um dia livre para trabalhar num projeto com eles (uma das líderes da turma ficou mesmo surpresa por eu o ter feito) e acharam que, afinal, eu até gostava deles... ainda hoje tenho alunos dessa turma a contactar comigo pelo facebook, as memórias dos dias "negros" esbateram-se em mim e hoje olho para trás e recordo-os com grande carinho.
    Não desmoralizes nem desistas, pois um dia, o "clique" pode acontecer (mesmo sem dares por ela)!
    Desculpa o testamento :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que irá acontecer alguma mudança na turma (tem acontecido sempre, mas ainda assim, enquanto dura a situação o desgaste é brutal!

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...