quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Vamos comer, bebé? #1

A Luísa começou a comer sopa aos 4 meses por recomendação do pediatra, mas eu acho que as recomendações são o que são e valem o que valem e se cada bebé tem as suas características, devemos ser nós, pais, a fazer o que achamos melhor. Fiz algumas vezes sopa para ela, mas nunca insisti muito e ela comia quanto lhe apetecia. Não comia sopa todos os dias, para se ir habituando gradualmente e acho que fizemos muito bem. O paladar dela agora está mais desenvolvido e ela come a sopa com mais gosto. Já comeu sopa de frango várias vezes e também já lhe fiz de vaca e ela adorou.
Sigo (e adoro!) o blog Na cadeira da papa e inspirei-me no esquema da Leonor para preparar a sopa dela e tem corrido lindamente! Admito que as primeiras sopas (logo as 4 meses) eram aborrecidas só com batata, cenoura e cebola, mas agora é cada vez mais fácil preparar as sopas dela e até houve uma vez que fiz um puré de legumes na varoma ao mesmo tempo que fazia um creme de frango no copo. Devia ter feito um bocadinho menos quantidade, mas não correu nada mal! 
Estas últimas têm corrido muito melhor e se tiver dúvidas, vou ao caderno onde apontei o esquema e pronto! Cá em casa funciona lindamente e acho ótimo!
4 grupos de vegetais + carne e já está! 
1 grupo : verdes (tenho feito com alface, brócolos ou feijão verde, mas mais tarde hei de chegar aos espinafres e afins!)
2 grupo: laranja (abóbora ou cenoura)
3 grupo: branco (batata, curgete, couve-flor, nabo, kohlrabi e afins)
4 grupo: cebola, alho ou alho francês

1 legume de cada grupo, a carne, água a tapar tudo e 26min na Bimby a 100° e depois triturar, um fio de azeite para crianças e fico com sopa para várias refeições.
Também lhe comprámos uma rede para ela roer a maçã e tem sido bom. Uma boa experiência também tem sido o biberão para a água com pegas. A cerejinha adora!

3 comentários:

  1. Este post fez-me recuar ao passado dos meus filhotes. Sopas, restrições alimentares...mas também à aventura da maternidade nos primeiros tempos, ao cheiro dos meus bebés, que já estão tão crescidos....Obrigada!

    E habitua a Cerejinha a comer sopinha desde já e sempre. Eu assim fiz e ainda hoje não há refeição deles, com 7 e 10 anos, que não comecem e se deliciem com um bom prato de sopa!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela gosta muito das sopas que lhe tenho feito e a Bimby é uma grande ajuda, e daqui para a frente tenho é de começar a diversificar mais e dar-lhe mais fruta crua para ela roer!
      Fico feliz por ter despertado essa nostalgia boa ❤
      Beijinhos e obrigada por comentares!

      Eliminar
  2. Adoro os recipientes da sopa :) lindos! e concordo em pleno contigo em relação às recomendações, podemos ouvir, mas devemos olhar para o nosso filho e perceber o que é mais apropriado para ele, acima de tudo, respeitar o momento e não forçar :)! Discordo é em relação à rede para alimentos =P, está até na minha listinha de artigos inúteis que comento la no blogue. Beijinhos :)
    https://nocolodamae.com/

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...