terça-feira, 4 de julho de 2017

Someone dixit #10

via
Filipa escreveu, e muito bem, isto: 
Viver devagar é presença e atenção, que se traduzem em amor. Por nós, pelos outros, pela natureza e pela vida à nossa volta. É estar de olhos bem abertos e gozar o presente que é estar aqui.
E eu sei e sinto que é isto que eu quero para a minha vida e para a minha família. Não quero continuar a fazer tudo a correr, já a pensar nas próximas tarefas. Não quero estar na festa de aniversário da Luísa na floresta a pensar que devia estar a descansar no sofá, que foi o que aconteceu no último fim de semana, mas felizmente consegui esticar-me um bocado na relva a dar beijinhos à minha malta e houve moches e fotos giras a ilustrar o momento. Também consegui apanhar sol e no fim de contas, já em casa, fiquei feliz por lá ter estado e ter conseguido aproveitar bem o tempo.
Sei que esta vida que vivo aqui nos Alpes parece um sonho, com paisagens lindas (temperaturas ótimas no verão que compensam a falta da praia e uma neve maravilhosa no inverno) e um ritmo tranquilo, mas tenho-me sentido cada vez mais assoberbada.
Sei que a culpa é minha por me meter em muitas coisas ao mesmo tempo (o mestrado, o almoço dos miúdos cá em casa e os cursos online) a somar às tarefas domésticas normais de um t3 e de uma família de 2 + um bebé. Tenho dormido mais nos últimos dias porque as aulas já acabaram, mas ando a ver se consigo acabar as tarefas pendentes da escola (burocracia sucks!) para conseguir descansar efetivamente.
Sinto que quero seguir o movimento #viverdevagar e conseguir ser mais mindful e ter uma casa e uma vida mais hygge e para isso tenho lido várias coisas e refletido sobre elas.
Para me deixar com mais ideias para aproveitar melhor os momentos em família e ser mais feliz, tenho lido os blogs da Filipa (Slower) e da Maria (seismaisdois) e ando mais tranquila com a minha vida. Também comprei o livro da Maria Viver Devagar e adorei as dicas. Fiquei com vontade de aplicar uma série de coisas à nossa vida aqui nos Alpes.
Para conseguir uma casa mais acolhedora, arrumada e feliz, sigo o blogue da Mafalda (A felicidade é o caminho) e li 'O livro do Hygge' e fiquei a sentir-me feliz e cheia de energia e com vontade de mudar várias atitudes aqui em casa.

Outras leituras interessantes:
Um post que me levou a refletir sobre isto de aproveitar o momento pela psicóloga Filipa Jardim da Silva
Um vídeo muito esclarecedor sobre o papel do otimismo e do pensamento positivo

7 comentários:

  1. Espero que encontres a tranquilidade e o hygge que procuras.
    És uma guerreira e mereces um bom descanso :)

    ResponderEliminar
  2. Parecem-me óptimos planos.

    Confesso que ando cada vez com mais vontade de simplificar. Vivo entre as minhas 1000 ideias a por em prática e a vontade de aproveitar mais o tempo. Vou ver os blogues que falas. O que achaste do livro? Já olhei para ele algumas vezes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei mesmo muito e a divisão por meses ajuda a pôr o ano em perspetiva! Já comprei um caderninho bonito para começar uma coisa do género adaptada aqui à vida alpina no próximo ano letivo, que agora é terminar os pendentes e descansar!
      Compra, que vale muito a pena e vais ficar inspirada :)!

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. estas a falar do livro da Maria não é? Parece-me uma boa aposta para as férias. E o livro do Hygge, Tb vale a pena?

      Eliminar
    3. Ohh, desculpa, não percebi que não estava claro. Sim, era do 'Viver devagar' que falava. O do Hygge também vale muito a pena :) foram 2 das melhores compras dos últimos tempos!

      Eliminar
  3. Então tens de me emprestar, que eu sou muito zen mas nada hygge!:)

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...