quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Vamos ler mais? #0

via
Olhando para o título deste post, os mais desatentos até poderiam pensar que preciso de incentivo para ler, mas não é o caso ;)! No ano passado tinha-me comprometido comigo mesma a ler 40 livros, mas afinal só li 35, mas deu-se o caso de ter tido um bebé e o tempo para ler ter diminuído drasticamente. Ainda assim, fiquei contente com o resultado final e gostei bastante dos livros que li (e quero muito escrever algumas linhas sobre eles...ups...ainda falta escrever sobre os de 2017!!) e espero que 2019 seja igualmente bom, ou melhor, ao nível de livros lidos tanto em quantidade, como em qualidade.
Anyway, este ano fui ficando entusiasmada com a ideia de fazer parte de um clube literário e quando dei por isso já andava aí cheia de coisas giras para ler, ou seja, ler em cada mês um livro segundo o tema de cada um dos grupos. Não sei se será possível, mas quero muito cumprir e ao mesmo tempo ler muitos dos livros que tenho cá em casa.


Então os grupos que me entusiasmaram foram:
#umadúziadelivros da Rita da Nova (temas giros e escolhidos pela Rita e que me vão dar que fazer: mas como raio é que eu descubro os livros publicados no ano em que nasci??)
#umlivrodebaixodaasa da Joana Clara do blogue 'Às Cavalitas do Vento' (temas a desvendar ao longo dos meses) e há playlist no Spotify e é tão gira!
#pnl2027 '12 desejos de leitura para 2019' (não trata temas, mas sim géneros literários e isto já me deu que pensar, porque já não vou conseguir cumprir janeiro... não tenho ficção científica em casa...)
#thebibliophileclub (clube fundado por 3 bloggers com temas também a desvendar ao longo do tempo)

Posto isto, significa que serão 4 livros por mês e isso não é impossível, mas é difícil, tendo em conta que estarei em casa com os miúdos a tempo inteiro até agosto. Ainda assim, vou tentar e já andei a pensar em algumas ideias para ler mais e gastar menos:
- priorizar sempre os livros que já tenho em casa (ler pelo menos 4 e só depois comprar novos, mas já sei que vai ser difícil!)
- dar preferência a autores portugueses e lusófonos
- acabar de ler os que já comecei algures no passado
- pedir emprestado à minha irmã ou a amigas
- trocar livros que já li com outras pessoas
- listar os livros todos por ler num caderno bonito e ir riscando sempre os lidos
- usar sempre o Goodreads para manter um registo atualizado!
- escrever um post por mês sobre o projeto de leituras deste ano e falar sobre os temas dos clubes, livros que escolhi, o ritmo das leituras e outras tantas coisas :)

Vamos lá ver como corre este projeto!

Sem comentários:

Enviar um comentário

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...