quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Errando e aprendendo

imagem: Julia Roberts
Eu não me considero uma pessoa muito obcecada com a perfeição do que leio. Leio qualquer coisa em qualquer sítio. Acho que sou ecléctica o suficiente para ler livros de vários géneros, revistas sobre vários assuntos e também gosto muito de ler jornais e blogues, mas há uma situação que me perturba imenso. Tenho uma aversão crónica aos erros ortográficos. Ou tenho estado a prestar demasiada atenção ao que leio, ou os erros estão a proliferar por todo o lado a uma velocidade assustadora.
Sei bem que há por aí muita gente que por vários motivos não tem muita instrução, mas quem tem a oportunidade de ter uma instrução secundária ou superior devia aproveitar para realmente perceber o uso e o funcionamento da sua própria língua. Mais que não seja só o básico dos básicos para não fazer más figuras em entrevistas, no emprego ou sempre que seja preciso escrever qualquer documento.
Principalmente quem trabalha em comunicação, em jornalismo ou no ensino é fundamental que domine a língua para que não se induza as pessoas ou os alunos em erro. Nos últimos dias encontrei em vários sítios erros de vários géneros. Letras em sítios errados, palavras mal escritas, acentos errados, frases sem sentido and so on...
Eu acho que quando se encontram erros ortográficos em algum texto, esse mesmo documento perde credibilidade.
Posso estar a ser muito picuinhas, mas acho que temos obrigação de escrever bem, ou pelo menos acertar na maneira como as palavras são escritas.
P.S. - Não descarto erros de typing, mas para isso existem os revisores de texto, right??

Sem comentários:

Enviar um comentário

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...