domingo, 26 de junho de 2011

Coisas boas, neste caso de Berlim #3

s-bahn
via
Outra das coisas boas de Berlim é a rede de transportes. Chegamos rápido a todo o lado, quer seja de metro (subterrâneo: U-Bahn, ou de superfície: S-Bahn*), de elétrico ou de autocarro; as linhas estão bem organizadas e há sempre pontos de referência fáceis de seguir – há estações relativamente conhecidas em muitas das linhas que cruzam o centro da cidade, por exemplo: Friedrichstrasse, Alexanderplatz, Ku’damm, Potsdamer Platz, Haupbahnhof ou Brandenburger Tor.

Só há uma coisinha que me incomoda um bocadinho. Junte-se à sujidade o fato das estações estarem velhas e degradadas e serem meio escuras e temos um exemplo de um sítio assustador para se ir à noite! Reforma precisa-se! E urgente!

* Sendo que o S-Bahn vale mais a viagem. Apesar do aspeto das estações, para mim é muito bom ir passeando pelo meio da cidade, passando por vários bairros, vendo monumentos e ruas e conseguindo estabelecer o mapa mental da cidade. As vistas sobre o Spree e as suas pontes, a ilha dos museus e as igrejas são fabulosas. para não falar do giro que é o metro passar mesmo junto às casas e quase se conseguir espreitar pelas janelas de tão perto que é.
São segundos em que sinto que tenho o privilégio de poder admirar pedaços de uma das capitais mais conhecidas do mundo!

2 comentários:

  1. Sim, reformas em algumas muito gastas. Lembro que o meu pai uma vez esteve em Berlin a visitar e sua pequena e ficou chocado com algumas estações. E o cheiro de material antigo. Memso que eles as limpem todos os dias e há policiamento... nunca é demais melhorar as condições. No entanto, o trânsito é tanto e a afluencia de pessoas que por vezes fica difícil mexer em estruturas destas.

    Curte muito!
    Aproveita o solinho!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já estou de regresso a casa :( mas tinha ficado mais uns dias, sim!!
    E isso é bem verdade. Se a cidade está sempre em obras, se fossem mexer nas estações de metro ia ser o caos!!

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...