sábado, 16 de julho de 2011

Pass auf*!

12072011397 12072011398
Não há como negar. As mentes mais atentas encontram por toda a parte sinais duradouras de uma Alemanha de outras eras. Sombrias, horrendas, desesperadas.
Já tinha passado várias vezes em várias cidades por estes pequenos quadrados dourados no chão, mas ainda não me tinha apercebido do que eram. Um dia com mais tempo e com o olhar mais concentrado, pus-me com atenção a decifrar o que seriam. E quando descobri fiquei sem reação.
O que dizem é o seguinte:
Aqui viveu:
………
nascido em ….
deportado em….
assassinado em …

Na última referência já vi várias coisas: o gueto de Warschaw; ou campos de concentração como Auschwitz.
Os quadrados são uma homenagem às pessoas que foram assassinadas durante o Holocausto e indicam onde viviam antes de serem levadas pelos nazis. Em muitos casos, só o quadrado na calçada relembra a existência de casas há muito desaparecidas, cujos moradores foram brutalmente assassinados.
É um murro no estômago para as nossa cabecinhas dos tempos modernos e de uma dita sociedade civilizada! Interesso-me bastante pelo tema, para tentar ‘compreender’ como é que algo tão horrível pode acontecer!

* Presta atenção!

3 comentários:

  1. Foi das descobertas mais impressionantes na Alemanha. E, depois de saber o que é, os olhos encontram-nas umas atrás das outras.
    Há marcas que nao se curam rapidamente. E a alemanha, deixa pedacos da história imponente e vergonhosa bem claros, cientes de bens maravilhosos e atrocidades terríveis.

    é um tema que me interessa também :)
    BEijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca conseguirei compreender como é que foi possível que isso acontecesse. Mas é bom que essas placas continuem bem presentes para não deixar esquecer as atrocidades e atos desumanos que foram cometidos. Que se aprenda para não se repetir!

    ResponderEliminar
  3. @ ambas: Quanto mais leio, mas difícil se torna de perceber porque é que aconteceu, mas fico embrenhada na História de uma forma assustadora!
    E estas imagens ainda reforçam essa impressão!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...