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No passado dia 5 de outubro foi o Dia Mundial do Professor e eu, para não variar, esqueci-me não tive tempo de escrever nada sobre isso. A minha vida anda a mil e tenho tido imensas coisas para fazer e a partir da próxima semana ainda vai ser pior.
Eu gosto de me sentir assim, a trabalhar com várias turmas (que também vão aumentar a partir da próxima semana) de vários níveis e modalidades de ensino, mas muitas vezes sinto-me perdida no meio de tanta coisa. Como não tenho propriamente muito tempo para organizar as coisas, vou pensando no que quero fazer quando estou em trânsito, ou seja, a ir de um lado para outro. O que às vezes é positivo, porque até tenho ideias engraçadas, mas outras vezes só me apetece focar-me condução e 'esvaziar' o cérebro de informação útil.
Na formação as coisas estão mais organizadas, porque tenho uma lista do que quero fazer dentro do tema que vamos trabalhar e tenho de arranjar tempo para preparar as fichas já que têm de ser impressas com antecedência. Nas explicações, como tenho imenso material (fichas, manuais e afins), que fui fazendo e comprando noutros anos letivos, torna-se muito mais fácil.
Agora nas AECs nem sei muito bem o que fazer. Em primeiro lugar sinto-me um bocado intimidada com os miúdos. É uma parvoíce, eu sei, mas como não tenho formação para o 1º ciclo, parece-me muitas vezes que não vou conseguir dar as aulas da maneira que quero. E depois há vários problemas. O comportamento é um deles. Revi-me em várias partes do post que a Corisca escreveu, porque me sinto impotente para controlar as turmas e eu bem tento, mas dou por mim a gritar e os resultados continuam sem aparecer*. A autoridade que temos é pouca porque não há propriamente uma política de castigos definida e parece-me que para os miúdos não não somos professores a sério.
Eu gosto de ensinar, a sério que sim, mas quando há material: caderno (que ainda poucos têm) e manual (que tarda em chegar, como sempre). Estou de pés e mãos atados. Fazer jogos? Eles não merecem. Vou fazendo desenhos com eles e aproveitamos para estudar as cores e trago umas fichas (mas levo papel de casa...). Quando temos o material disponível é mais fácil mesmo pensar em fazermos outras coisas para além disso, agora criar fichas para eles que não temos autorização para imprimir (supostamente a empresa devia informar-nos sobre o regime das fotocópias, porque nas escolas dizem-me que não podemos tirar já que a empresa é que está encarregue disso) ou escrever informações no quadro que eles não copiam porque não têm material onde apontar tira-me do sério.
Fico completamente desmotivada e só me apetece deixá-los lá sozinhos dentro da sala...
Este meu comentário ao Dia do Professor está muito pessimista, mas eu sei que algum dia esta situação vai mudar. Só não sei é quando...
*Há uma colega com quem funciona lindamente o regime militar. Eles não se levantam, não abrem a boca para falar quando não devem, fazem fila para sair, fazem as tarefas todas e eu fico boquiaberta com isso, porque nas minhas turmas o comportamento deles não é nada assim...e eu não sei o que fazer!
Eu sou uma militarista assumida. Não gosto e nem admito falta de educação ou mal-criação...
ResponderEliminarEles também já me conhecem de vista e a fama de ruim persegue-me há anos pelas bandas da escola, só que eu sempre tive de lidar com miúdos com comportamentos violentos e disruptivos...
Os meus marretas pequeninos são um sossego à alma!
Querida Blanche, pois... por algum motivo a minha alcunha, foi durante anos "a generala"! Mas olha que dá resultado, principalmente no início do ano lectivo. ;)
ResponderEliminarAgora vou ali visitar a Corisca...
@ Corisca: eu também ando a tentar essa abordagem mais rígida para ver se não me enervo tanto nas aulas e se tudo corre de uma maneira mais organizada, mas acho que tenho de começar a pedir 'receitas' infalíveis :)
ResponderEliminar@ Turista: Aplica-se exatamente o que disse à Corisca. E ainda por cima os miúdos dizem que sou má, mas ainda não perceberam que consigo ser mesmo má! (eu acho que por ser professora das AEcs o trabalho fica mais dificultado!)
Um beijinho para as duas!