domingo, 9 de outubro de 2011

Estamos virados para a cozinha :)

via
Pois que ando a tentar organizar-me quanto aos cozinhados. Ainda não consigo fazer um plano semanal à séria, mas programo as receitas que quero fazer tendo em conta o que tenho no frigorífico, no congelador e na despensa. Nem sempre corre como tinha planeado, porque às vezes não nos apetece o que estava mais ou menos previsto para aquele dia, ou então fazendo sopa, alguns dias há em que um prato de sopa e mais qualquer coisa funciona muito bem.
Tenho tentado seguir algumas das dicas da Marianne (rapariga, acho que tu estás a trabalhar a bom ritmo para te tornares a Martha Stewart cá do burgo. A sério! Tu tens imenso jeito para trabalhos manuais, és super organizada e boa gestora e uma cozinheira de mão cheia!) e realmente as coisas começam a encaixar-se bem na minha vida. 

Cá em casa nunca se comeu demasiada carne, porque eu prefiro de longe o peixe, por isso acabamos por ter esse tópico bastante equilibrado. Não comemos muita carne de vaca nem coelho nem borrego, portanto alternamos muito entre as aves e a carne de porco, em vários feitios: peitos de frango, bifes, espetadas, salsichas, hambúrgueres e afins.
Sopa tem havido todas as semanas. Tento ir variando e pelos vistos estou a conseguir esmerar-me. Estou a conseguir que as minhas sopas saibam à sopa da avó!

Também tentamos ir fazendo algumas receitas novas de vez em quando para não nos enjoarmos sempre da mesma coisa e então aqui ficam as novas ideias. Pois que não aponto nada, porque isto é tudo do mais básico que há, mas para nós acaba por ser uma variação muito interessante aos cozinhados do costume. E o caril entrou definitivamente na nossa cozinha - coisa que há uns meses seria impensável, porque eu disse sempre que odiava o cheiro, o sabor e tudo o que lhe dissesse respeito. É daquelas coisas que aprendemos a gostar!

  • Risotto de salsichas frescas receita da Joana.
  • Hambúrguer com molho de caril
  • Caril de peixe
  • Salsichas frescas ao alhinho e coentros acompanhadas com arroz de espargos aromatizados com limão
  • Entrecosto no forno com caril, mel e sementes de sésamo
Aniversário de casamento/meu aniversário
  • Arroz de peixe
  • Gelado de morango em massa filo com morangos e topping de chocolate de leite
Dia-em-que-me-apeteceu-mesmo-muito-estar-entregue-aos-tachos:
  • Sopa de coentros (creme normalíssimo - e só com 2 batatas pequenas)
  • Empadão de peixe daqui
  • Apfelstudel caseiro em ramequins
E hoje sai um bolo piñacolada (quer dizer, bolo de iogurte com coco e ananás!)
São servidos?

via

3 comentários:

  1. O bolo tem muito bom aspecto! Com um chazinho ia que era uma maravilha! :)

    ResponderEliminar
  2. Vou pedinchar: a receita da sopa de coentros! Vá lá! Gosto de coentros e esta, como qualquer sopa dever ser fácil, mas explica-me lá como a fazes. Se faz favor, claro.

    ResponderEliminar
  3. @ Ana: Esta foto não é minha, mas o meu ficou parecido, mas sem cerejas, porque não tinha. Mas estava delicioso e acompanhou bem o cházinho, sim senhora :)

    @ Isabel: Pedincha à vontade, que eu não me importo :)
    Ainda hoje fiz outra vez. Então eu faço o creme normal com os legumes que tenho no frigorífico. Normalmente cenoura, abóbora, nabo, courgete e chuchu, e 2 batatinhas pequenas, que deixo cozer e depois faço puré. Depois acrescento sal - que costuma ser sempre pouco, mas antes assim! - e azeite e é nesta altura que junto os coentros picados. Fica um creme que é uma maravilha.
    Acho que deve acompanhar bem com croutons ou com um ovo cozido bem picadinho.
    Nham nham!
    (amanhã tiro foto, porque hoje já não vou a tempo!)

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...