sexta-feira, 2 de março de 2012

Dia 1 - livro

via
Eu gosto de me sentir arrebatada, enfeitiçada, emocionada, envolvida, relaxada e muito mais com os livros que leio. Sinto que quando leio algo que desperta emoções em mim, tenho uma companhia muitas vezes mais interessante que muitas das pessoas que conheço.
Já respondi aqui a várias perguntas sobre livros, sendo que gostei particularmente da resposta que dei a esta:
6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura? Claro que sim. E por isso é que não sei andar de bicicleta;)! Lia tudo o que aparecia - era grande fã da Enid Blyton, então li as aventuras dos 5 e dos 7 e das gémeas [porque será;)?]; os livros da Anita, livros de banda desenhada (adorava o Tio Patinhas e companhia; e o Zé Carioca); mais tarde li todos 'Uma Aventura' e 'O Triângulo Jota' e depois todos os 'Harry Potter...' e o 'Eragon'. Acho que comecei a ler 'As Pupilas do Senhor Reitor' teria os meus 12 ou 13 anos.
Quando não se tem jeito para desenhar ou qualquer outro tipo de trabalhos manuais, quando não se sabe andar de bicicleta nem de skate ou outras coisas que tais, quando se tem energia para dar e para vender, o que fazem os pais? 
Compram livros! 
E fazem muito bem, porque foi assim que eu e a minha irmã nos tornámos leitoras compulsivas!
Algumas histórias engraçadas:

  • quando não queríamos que ninguém nos chateasse, fechávamo-nos na casa de banho a ler!
  • ouvíamos ralhetes em pleno restaurante porque levávamos sempre um livrito atrás - normalmente da BD que falei acima - e líamos enquanto os nossos pais conversavam. Bem, antes isso do que fazer birras, ou estar aos pontapés debaixo da mesa.
  • mais recentemente, 'obriguei' a mana, a melhor amiga e o marido a enviarem-me encomendas com livros para a Alemanha (manuais e muitos, muitos romances! Li tanto que agora me sinto a ressacar da falta de tempo e olho para os livros que ainda tenho por começar e quase me dá um chilique...)
  • entre trocas e baldrocas entre a casa dos meus pais, a estante cá de casa, a casa da mana de agora e a de antes, há livros que, coitados, já não têm dono. Vão estando por aqui ou por ali à mão de quem os quiser ler.
Gostava muito de ter uma biblioteca assim, mas já que não é possível, vou ampliando a minha coleção de livros :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...