terça-feira, 10 de maio de 2011

Desafios literários

O caríssimo .:GM:. propôs e eu aceitei este desafio. Gosto imenso de ler, mas está a ser um bocadinho difícil decidir o que escrever aqui. A minha biblioteca está em Portugal e ainda tenho livros em casa dos meus pais. Quando for 'grande' (que é como quem diz, quando tiver dinheiro para isso) gostava muito, muito de ter uma sala assim, para poder ter a minha biblioteca toda a jeito de ser lida!


1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes? 
É mais um conjunto de livros das autoras Barbara e Stephanie Keating - Irmãs de SangueUm Fogo Eterno e À minha filha em França. Achava que seria chick lit, afinal foram todos um murro no estômago por causa de toda a envolvência histórica.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim? 
Sim. O mais recente foi 'Os olhos amarelos dos Crocodilos'. Que seca!! Eu e a literatura francesa nunca nos demos muito bem! Outro: 'A Fotografia' da Jodi Picoult, não consigo passar da página 40 e picos e já tentei 4 vezes!

3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Pássaros Feridos, Colleen McCullough. Arrebatou-me de todas as vezes que li.

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Os da Agatha Christie. Até simpatizo com o género, mas nunca calhou.

5 - Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer? 
'A Mecânica do Coração', do Mathias Malzieu, porque muitas vezes não podemos ficar com quem amamos. E o livro está tão bem escrito que fiquei apaixonada pela história. 

6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura? 
Claro que sim. E por isso é que não sei andar de bicicleta;)! Lia tudo o que aparecia - era grande fã da Enid Blyton, então li as aventuras dos 5 e dos 7 e das gémeas [porque será;)?]; os livros da Anita, livros de banda desenhada (adorava o Tio Patinhas e companhia; e o Zé Carioca); mais tarde li todos 'Uma Aventura' e 'O Triângulo Jota' e depois todos os 'Harry Potter...' e o 'Eragon'. Acho que comecei a ler 'As Pupilas do Senhor Reitor' teria os meus 12 ou 13 anos.

7 - Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Pois claro, livros da faculdade. E quando eram em alemão...oh Gott! Mas tentava sempre ler até ao fim, porque não sabia o que é que podia sair na frequência. Mas isso dos livros chatos é muito relativo. Eu li todos os livros de leitura obrigatória em Português no Secundário e acho que eram praí uns 4 por ano e posso dizer que não desgostei do 'Memorial do Convento' e gostei muito dos 'Maias'. Às vezes um bocadinho chatos, mas literatura portuguesa, nevertheless.

8 - Indica alguns dos teus livros preferidos. 
Autores, pode ser? Apesar de não ter lido tudo de todos, há alguns livros preferidos aí pelo meio.
Autores portugueses: Miguel Sousa Tavares ('Equador'), José Rodrigues dos Santos, Eça de Queirós (os 'Maias'), Sophia de Mello Breyner, Miguel Torga
Autores latino-americanos: Gabriel Garcia Marquez, Isabel Allende, Mario Vargas Llosa, Antonio Skármeta e o seu 'O Carteiro de Pablo Neruda', Carlos Ruiz Zafón.
Autores anglófonos: ultimamente o Ken Follet, mas as irmãs Stephanie e Barbara Keating, Colleen McCullough, Dan Brown, Joanne Harris, Markus Zusak.
Também gosto da Sveva Casati Modignani, da Elizabeth Gilbert e do Nicholas Sparks (ahh pois, chick lit no seu melhor! Não sou nada elitista nos livros! Leio o que aparece.)
E outros que agora assim de repente não me ocorre. Já são muitos e a memória já não é o que era! E sinto-me em falta com esses...

9 - Que livro estás a ler neste momento? 
'O Bom Inverno' do João Tordo e o 'Feito em Casa' da Joana Roque.

10 - Indica dez amigos para o Meme Literário:
Fazemos assim, eu acho que a Anna irá gostar de responder a isto, quanto aos restantes 9, be my guest se gostarem de ler e de pensar um bocadinho nos livros que lêem.

2 comentários:

  1. A Anna irá gostar de o fazer sim senhora! Já estou a tratar do assunto! ;)

    Quanto às tuas escolhas...
    Pássaros Feridos está na minha to-read-list! Tanto que elogias o livro que tenho mesmo de saber do que falas!
    Idem para os livros da Agatha Christie... tenho uma série deles em casa, venha o tempo para pegar neles!
    Ah, A Mecânica do Coração! Eu bem te disse que era um encanto... ;)

    ResponderEliminar
  2. Os Pássaros Feridos é, sem dúvida, um dos meus livros de eleição. Esse e "Os Bórgia" de Mário Puzzo. Recomendo vivamente.Bjs

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...