segunda-feira, 12 de março de 2012

Dia 12 - Cidade

via

Lisboa é desde sempre a minha cidade. 
Nasci em Vila Franca de Xira, mas a única cidade onde vivi em Portugal foi Portimão e foi só durante 2 meses. Fiz a faculdade em Lisboa e fiquei rendida à vida lisboeta. De dia, claro. Durante a faculdade nunca fiz muita vida noturna. Sempre fui do tipo estudiosa e como tinha uma viagem de 1.30h para cada lado nunca me interessou muito conhecer a noite lisboeta.
Entretanto já trabalhei em várias zonas da cidade e cada vez gosto mais. Gosto da agitação das ruas, das pessoas, da luz, do sol nas janelas, dos jardins e dos parques. Gosto de conhecer recantos e miradouros e sítios porreiros para se esplanar. Gosto de passear com tempo pelo Chiado e observar as pessoas. 
Gosto do Rato, do Príncipe Real e do Campo Pequeno. Gosto do Marquês de Pombal e do Saldanha. Gosto da Avenida da Liberdade e da Baixa. Gosto do Castelo de S. Jorge e da vista para o rio e para a cidade. Gosto de saber que 'algo se passa em Lisboa'! E que de ano para ano vai conquistando mais turistas e reconhecimento.
Gosto dos monumentos e da sua grandiosidade. Gosto das vistas maravilhosas. Gosto de me perder nos bairros típicos e de imaginar a vida das pessoas que carregam malas de viagem. De onde são? Porque vieram? Será que gostaram? E de que gostaram mais? Voltarão?
Não vivo em Lisboa e não sei se alguma vez viverei - gosto demasiado do silêncio da noite e dos fins de semana no campo para pensar sequer nisso - mas gosto de saber que o meu caminho é na direção desta cidade luminosa. 
Até tenho um sítio preferido em Lisboa: a rua que desce do Príncipe Real em direção ao Largo Camões. Adoro ver aquela nesga de rio que aparece ao virar da curva. Do lado direito o Bairro Alto, do esquerdo o Miradouro de São Pedro de Alcântara - maravilhoso!! -  e em frente o Tejo. 
A luz do nosso Tejo!

2 comentários:

  1. Bela Cidade e uma optima descrição.
    Adorei.
    Bjstos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada :) esforcei-me por pôr em palavras tudo o que gosto na cidade!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...