domingo, 18 de março de 2012

Dia 17 - Frase / Poema

via
Lembro-me de no secundário adorar analisar poesia. Gostei de perceber os poemas e os temas. Sei que não fiquei a gostar particularmente de Fernando Pessoa, embora reconheça a grandeza da sua obra. 
De todos as personas que Fernando Pessoas criou, o que gosto mais é mesmo o ortónimo. E e embora este poema seja de Ricardo Reis, é o que me faz identificar mais.

De toda a poesia e poetas portugueses que conheço, a grande senhora que dá pelo nome de Sophia de Mello Breyner Andresen é a minha preferida. Lembro-me de ter uns catorze, quinze anos e pedir à minha mãe para ir à FNAC comprar a 'Obra Poética' integral e li-a de fio a pavio várias vezes.

Terror de Te Amar


Terror de te amar num sítio tão frágil como o mundo 


Mal de te amar neste lugar de imperfeição 
Onde tudo nos quebra e emudece 
Onde tudo nos mente e nos separa. 

Que nenhuma estrela queime o teu perfil 
Que nenhum deus se lembre do teu nome 
Que nem o vento passe onde tu passas. 

Para ti eu criarei um dia puro 
Livre como o vento e repetido 
Como o florir das ondas ordenadas. 

Sophia de Mello Breyner Andresen, in “Obra Poética” 

Sem comentários:

Enviar um comentário

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...