domingo, 2 de setembro de 2012

Do desperdício

via
Se há coisa que detesto é o desperdício. Desperdício de tempo (à espera de alguém, tempo perdido a fazer alguma coisa que não era preciso, tempo gasto em coisas que não valem a pena), desperdício de comida (cá em casa somos muito organizados quanto a isso e tentamos não deitar comida fora. Detesto mesmo quando isso acontece! É dinheiro deitado fora...), desperdício de papel e de coisas que compramos e depois usamos menos do que devíamos e principalmente desperdício de dinheiro.
Cá em casa compra-se o essencial, tendo sempre em conta o equilíbrio entre o que gostamos e o que realmente precisamos, mas mesmo assim às vezes há vezes em que os armários, a despensa ou o frigorífico precisam de levar uma volta e há muita coisa que acaba por ter de sair e ter outro destino.
  • Em julho arrumei os meus papéis da escola e fiz um monte com folhas que não iria precisar mais, cópias em duplicado e papéis que já não interessavam. Quando cheguei ao fim, tinha um monte que me parecia tão grande como uma resma de papel. É claro que foi para a reciclagem, mas fiquei triste, porque muitas daquelas cópias podiam ter sido evitadas...a culpa não foi minha, mas foram aparecendo cá em casa e tive de lhes dar um destino.
  • No ano passado, depois de ter regressado da Alemanha e de ter dado uma reviravolta ao armário (again...) decidi-me finalmente a levar para o contentor da Humana, que há no outro lado da rua, 2 sacos enormes de roupa que já não usava (houve duas ou três t-shirts que estavam boas, mas que eu já não gostava muito, dei à minha sogra. ela adorou!). Já tinha escolhido a roupa há imenso tempo, mas de vez em quando dava uma volta a ver se realmente tinha sentido falta. Já conhecia esta dica do blog da Rita e realmente funciona. Com os sapatos não funciona, até porque não tenho muitos pares e vou tentando usar todos, mesmo assim quando levei os sacos para dar, ainda levei dois ou três pares para o lixo juntamente a roupa que não estava em condições. 
  • Há duas semanas andei a arrumar o armário da casa de banho e deitei fora todos os cremes e produtos de maquilhagem que já não usava. No fim das arrumações tinha um saco cheio de coisas e o armário mais funcional e perfeitamente arrumado, só com as coisas que realmente utilizo e preciso. Tentei não pensar no dinheiro que gastei a comprar coisas que nunca usei, mas felizmente não havia assim tanta coisa que tivesse sido eu a comprar, já que não sou assim tanto de comprar cremes - forreta, já sei! - e a maioria das coisas tinha sido oferecida!
  • Quanto ao desperdício de dinheiro, fico mesmo contente quando percebo que consigo reorganizar a minha vida, sem ter de gastar dinheiro. A minha sogra ofereceu-me uma prenda de anos adiantada (um módulo com duas gavetas que encaixou perfeitamente dentro do armário!) que me ajudou imenso a organizar a cozinha. Rearrumei um dos armários da cozinha e estou contente com o resultado. Já que não ligo assim tanto a presentes quanto isso, prefiro quando são úteis e nisso ela é pro!

1 comentário:

  1. Revejo-me um pouco neste post.
    Sou um pouco organizadora-maniaca!!!
    De x em x tempo lá tou eu nas arrumações, nas organizações. E a verdade é que nos sentimos bem quando podemos partilhar algo que é nosso e que podemos dar a quem precisa (no caso da roupa, acessórios etc). Ficamos com uma leveza na alma e nos armários também ;)

    Gosto muito do teu blog, sou uma leitora assídua ;)

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...