sábado, 2 de novembro de 2013

Facebookando

via
Continua a ser verdade isto que escrevi em maio sobre o uso do facebook, mas agora que estou fora do país ponho fotos, uso a vídeo-chamada e as mensagens privadas para falar com a família (e acabaram-se os emails que gosto bem mais, mas não se pode ter tudo...) e para não me sentir tão sozinha.
No entanto, desde o início de setembro tenho ganho muito mais amigos. Isso tem uma explicação lógica, apesar de não me deixar muito feliz. Muitos dos meus alunos* e alguns dos seus pais são meus novos amigos no facebook e eu nem sempre sei muito bem o que fazer com isso...Não quero estar a criar listas de pessoas que podem ver ou não as minhas publicações, mas depois arrisco-me a que os miúdos metam conversa comigo e digam coisas do género:
- oi porvesora
- ola senhora prufessora
- Sin dis g sin (supostamente seria 'sim, diz que sim!')
- ele nao tem a serteza (e a isto eu respondi: 'Ai, ai. certeza é com c ! Não sei se sabes, mas eu sou a tua professora de Português logo, o meu trabalho é corrigir os erros dos meus alunos!')

E também já houve quem pedisse para confirmar os trabalhos de casa no facebook. Eu respondi, mas acho que vou te de explicar às crianças que o facebook não é o meu local de trabalho e é nas aulas que têm de tomar atenção às coisas!
*e as poses e comentários que as miúdas fazem por lá são bem capazes de um dia destes me dar um ataque cardíaco. Então, mas quantos anos é que têm?? 
A maioria anda entre os 11 e os 14 e é uma parvoíce pegada que me faz ficar com vergonha alheia!! Onde andam estes pais?

6 comentários:

  1. Tal como tu, uso o Facebook para manter o contacto com as pessoas e para matar as saudades, mas cada vez publico menos coisas e cada vez passo menos tempo lá. É melhor assim :)

    ResponderEliminar
  2. Vou publicando algumas coisas, mas nada de muito pessoal. Sei que pode parecer parvo, mas sinto-me muito mais livre aqui no blog. Aqui escreve o que me apetece sem censuras e acho muito mais giro. Aliás tenho blogues desde 2005 e nessa altura o facebook ainda só existia na América!
    É útil, claro que sim, mas também tem coisas de que não gosto...e bastantes!

    ResponderEliminar
  3. Eu publico, mas tenho uma lista de restritos. Nestes restritos eu coloquei os meus alunos e muita gente que eu não quero que saiba o que faço ou o que escrevo. É das coisas boas de se controlar quem nos lâ, coisa que não consigo no tasco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já andei a ver como se faz, mas não sei bem se fui bem sucedida...Amanhã tenho de verificar melhor! Também me sinto mais livre por aqui, embora não consiga controlar, é verdade.

      Beijos

      Eliminar
  4. É complicado quando se mistura o lado pessoal com o profissional. E o facebook pode dar azo a isso, principalmente com adolescentes. No que toca às tuas publicações, podes determinar alguns amigos como conhecidos e depois seleccionar apenas os amigos nas publicações. Eu fiz isso e estou satisfeita. É muito raro colocar posts demasiado pessoais, mas quando o faço selecciono amigos, excepto conhecidos e assim só quem eu quero é que tem acesso a essas publicações.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia rejeitar os pedidos de amizade dos miúdos? Não me iria sentir muito bem com isso, mas depois tenho as consequências que não queria...

      Eliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...