quarta-feira, 2 de julho de 2014

Antes das férias, um balanço

via

Estamos a dia 2 de julho, estão 10º e eu sinto-me gelada aqui a terminar a última tarefa para entrar de férias na prática, embora já esteja oficialmente de férias. Estou a beber um chá bem quente e enquanto tento terminar o que ainda falta, vou pensando nas grandes mudanças na minha vida desde agosto do ano passado.


Disse aos meus alunos do secundário (na ressaca da viagem de finalistas) que esta mudança para a Suíça significou uma viragem incrível na minha vida, não só ao nível de trabalho, mas também ao nível pessoal.
  • Pela primeira vez na minha vida, sei que irei de férias de verão e terei um trabalho para onde voltar a seguir e isso é uma noção ainda um bocadinho confusa para mim!
  • nunca tinha tido tantos alunos: foram SÓ 161 para eu ver como é bom trabalhar sobre pressão e com prazos para cumprir e aulas minimamente interessantes para dar...
  • muitas, muitas, muitas horas a organizar trabalho e a corrigir testes e trabalhos e a fazer avaliações finais. Acho que não houve nenhum aluno que não tivesse a nota que merecesse. Alguns até viram as notas melhorar relativamente a outros anos. 'Gostamos tanto de si' 'A stôra é mesmo boa professora!', palavras deles!
  • tentar e conseguir estabelecer uma boa relação com os pais e com os alunos. Há ainda muitas arestas a serem limadas, mas tenho a certeza de que consegui corresponder a quase todas as tarefas a que me propus (e quem me conhece, sabe que sou hiper crítica do meu trabalho) tendo em conta as circunstâncias.
  • marcar sempre o ponto em reuniões que ficam a quase 250 kms e a 4 horas de distância da minha casa e conseguir tirar proveito do que aprendo.
  • conseguir diversificar o tipo de trabalho que fiz com cada uma das turmas (se bem que para o ano já há muitas ideias novas e muita coisa gira que quero fazer com eles)
  • e conseguir reconhecimento de entidades oficiais não é o que me move, mas aconteceu este ano e foi mesmo muito bom de ouvir!
  • restaurei a crença de que os professores podem realmente querer o melhor para os seus alunos, principalmente na minha turma do secundário com quem fui de viagem de finalistas. Não ia deixar de aproveitar a oportunidade para estar com eles fora da escola, aliás, eles fizeram questão de me dizer que não queriam com mais ninguém para além de mim ;)!

1 comentário:

  1. É tão bom ver o trabalho reconhecido. Parabéns por todas estas boas notícias, muitos parabéns! :)

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...